segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Com quantos is?

Desculpa dicionários, mas vocês são todos inúteis agora. Não encontrei um que definisse, nem de perto, o grau de amizade entre as pessoas decentemente.
O orkut (não eu não o odeio) acabou banalizando a palavra amigo deixando a gente sem muita opção na hora de aceitar as pessoas e como chamá-las.
Descobrimos (no plural mesmo, pois isso resultou de uma discussão no trabalho) que amizade se define internamente, cada um define de acordo com o que tem e sente.

Conhecidos, por exemplo, são pessoas com quem não se tem contato, tipo vizinhos, tios das padarias e mercadinhos e essas coisas, o tipo de pessoa que você encontra na rua e só dá um tchauzinho, sabe? Colegas estão um nível acima dos conhecidos. Você até pára na rua pra trocar um latim e tal, mas não costumam ser convidados das suas festas.
Até aí eu acho que é uma definição que agrada a todo mundo, mas é daqui prá lá que começa a complicar.
Existem colegas que não estão no patamar de amigos ainda, mas também não são meros colegas. São colegas especiais mas que você [ainda] não pode contar como amigos. São pessoas que você tem um carinho muito especial, convida para as suas festas, compartilha as suas alegrias, mas nem sempre. Chegamos nos amigos. Além de todas as atribuições dos colegas especiais, são pessoas indispensáveis para a sua vida, são os que você sofre junto, vive, ri... tudo intensamente. Agora só fica mais complexo. Existem os amiigos que estão ainda mais acima, aqui, o ar já vai ficando rarefeito e poucos sobrevivem. A dependência deles é maior mas não vital. Os amiiigos são seres indescritíveis. E existe amiii...igo. Ser inimaginável e de alta complexidade, para os outros. Para nós é um anjo, cheio de luz, que parece viver por você, que te entende antes de você tentar se explicar, simples e vital.
O último, é assim mesmo, no singular. Todos os outros existem. Amiii...go existe. Há quem tenha dois, MEGA exceção. Eu sou uma. Obrigada mãe e Lincoln por serem meus amiii...gos.

* Os is são meras grafias expressando entonações da fala, as definições são visões pessoais.

Um comentário: